Piso de papel craft, nossa reforma econômica

A princípio a ideia de fazer um piso de papel craft pareceu um tanto estranha, mas como já usamos papel em tanta coisa, sabíamos que é resistente e poderia dar certo.

Nós estávamos à procura de uma solução acessível (barata mesmo) e atraente para reformar rapidamente o quartinho que até então não sabíamos se viria a ser um atelier, um escritório ou um quarto de hospedes e já tínhamos alguns dos materiais.

O resultado final ficou assim:

Piso de Papel by Marcelo Goncalves @papietagem
Piso de papel apos a decoração com folhas de outono

Aí vai a lista de materiais que utilizamos (preços com base de março de 2016):

– Um rolo de papel craft (nao usamos nem um terço do rolo). Eu comprei este na loja Kalunga, por 33 reais. Você pode ver neste link: http://goo.gl/EpMzPb
– Um tubo de cola branca PVA (você encontra em papelarias, lojas de tintas ou materiais para construção) que custa 20 reais
– Uma lata de verniz a base d’água, complemento acrílico ou verniz para concreto aparente. Você encontra em lojas especializadas em tintas ou até em lojas de materiais para construção, a embalagem pequena (suficiente para um quarto) custa na faixa de 24 reais.
– Pinceis (ou rolinhos)
– Cola de farinha: você aprende a fazer neste vídeo rápido: https://youtu.be/I-55YR7qgFk
– Se seu piso estiver muito irregular você vai precisar de massa corrida ou cimento para tampar os buracos antes de começar.

 

Materiais para revestir piso de papel craft
Materiais para revestir piso de papel craft

A primeira coisa que fiz, e que você provavelmente não vai precisar fazer, foi trocar as madeiras que estavam podres e deixar o contra piso mais ou menos regular.

piso de papel, trocando as madeiras podres
Trocando as madeiras podres
Piso de Papel, tampando buracos
Piso de Papel, tampando buracos

A segunda etapa foi limpar bem, pois se tiver pó a cola não vai aderir direito e o trabalho não vai ficar bom.
Dai misturamos a cola industrial com a mesma quantidade de cola de farinha, para economizar e para ficar com uma textura mais fácil de espalhar pelo chão. Não misture toda a cola de uma vez para que nao seque já a colagem do papel no chão vai demorar mais tempo do que você imagina.

Misturando cola de farinha e cola branca para piso de papel
Misturando cola de farinha e cola branca para piso de papel

E assim, começamos a colagem. Começamos a rasgar o papel e colar nos rodapés e nas beiradas. É importante rasgar o papel em pedaços de aparência natural, o formato mais parecido com pedras. Não cortá-los, apenas rasgar! As bordas do papel colamos no rodapé pois essa parte precisava ser reta, todo o resto usamos os pedaços rasgados porque a fibra do papel rasgado adere melhor e dá um acabamento melhor.

rasgando o papel craft para piso de papel
rasgando o papel craft para piso de papel

 

Colando as bordas do papel no rodapé
Colando as bordas do papel no rodapé

 

Colando papel rasgado, piso de papel
Colando papel rasgado, piso de papel

 

Eu realmente pensei  que eu seriamos capaz de colar todo a área do quartinho em um dia. A verdade é que levou pelos menos três dias, com nós dois trabalhando para ser concluído o trabalho. Mas nós ouvimos boa musica e passamos um tempo alegre.

A maneira mais fácil que eu encontrei para aplicar o papel foi passar com o pincel uma camada de cola por baixo e outra por cima para tirar as bolhas de ar que ficaram por baixo.  Depois um amigo falou que se tivéssemos usado um rolinho daqueles de pintura teria ficado mais fácil esse trabalho. É preciso ter em mente que o papel vai encolher quando secar, por isso é preciso deixar uma quantidade razoável de sobreposição.

Piso de Papel by Marcelo Goncalves @papietagem

Você pode deixar seu piso desta cor “natural” ou se quiser pode aplicar algum processo de coloração. Nós escolhemos aplicar umas folhinhas verdes e avermelhadas (pintadas a mão) do mesmo papel para dar um toque de outono.

folhas secas pintadas a mão para piso de papel
folhas secas pintadas a mão para o piso de papel

Clique no vídeo abaixo para ver mais sobre o nosso revestimento de papel!

3 thoughts on “Piso de papel craft, nossa reforma econômica

  1. Posso fazer este piso e se eu quiser futuramente posso colocar o piso de cerâmica? Não atrapalha não?
    Amei o trabalho, muito interessante!!! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *