Piso de papel craft, nossa reforma econômica

A princípio a ideia de fazer um piso de papel craft pareceu um tanto estranha, mas como já usamos papel em tanta coisa, sabíamos que é resistente e poderia dar certo.

Nós estávamos à procura de uma solução acessível (barata mesmo) e atraente para reformar rapidamente o quartinho que até então não sabíamos se viria a ser um atelier, um escritório ou um quarto de hospedes e já tínhamos alguns dos materiais.

O resultado final ficou assim:

Piso de Papel by Marcelo Goncalves @papietagem

Piso de papel apos a decoração com folhas de outono

Aí vai a lista de materiais que utilizamos (preços com base de março de 2016):

– Um rolo de papel craft (nao usamos nem um terço do rolo). Eu comprei este na loja Kalunga, por 33 reais. Você pode ver neste link: http://goo.gl/EpMzPb
– Um tubo de cola branca PVA (você encontra em papelarias, lojas de tintas ou materiais para construção) que custa 20 reais
– Uma lata de verniz a base d’água, complemento acrílico ou verniz para concreto aparente. Você encontra em lojas especializadas em tintas ou até em lojas de materiais para construção, a embalagem pequena (suficiente para um quarto) custa na faixa de 24 reais.
– Pinceis (ou rolinhos)
– Cola de farinha: você aprende a fazer neste vídeo rápido: https://youtu.be/I-55YR7qgFk
– Se seu piso estiver muito irregular você vai precisar de massa corrida ou cimento para tampar os buracos antes de começar.

 

Materiais para revestir piso de papel craft

Materiais para revestir piso de papel craft

A primeira coisa que fiz, e que você provavelmente não vai precisar fazer, foi trocar as madeiras que estavam podres e deixar o contra piso mais ou menos regular.

piso de papel, trocando as madeiras podres

Trocando as madeiras podres

Piso de Papel, tampando buracos

Piso de Papel, tampando buracos

A segunda etapa foi limpar bem, pois se tiver pó a cola não vai aderir direito e o trabalho não vai ficar bom.
Dai misturamos a cola industrial com a mesma quantidade de cola de farinha, para economizar e para ficar com uma textura mais fácil de espalhar pelo chão. Não misture toda a cola de uma vez para que nao seque já a colagem do papel no chão vai demorar mais tempo do que você imagina.

Misturando cola de farinha e cola branca para piso de papel

Misturando cola de farinha e cola branca para piso de papel

E assim, começamos a colagem. Começamos a rasgar o papel e colar nos rodapés e nas beiradas. É importante rasgar o papel em pedaços de aparência natural, o formato mais parecido com pedras. Não cortá-los, apenas rasgar! As bordas do papel colamos no rodapé pois essa parte precisava ser reta, todo o resto usamos os pedaços rasgados porque a fibra do papel rasgado adere melhor e dá um acabamento melhor.

rasgando o papel craft para piso de papel

rasgando o papel craft para piso de papel

 

Colando as bordas do papel no rodapé

Colando as bordas do papel no rodapé

 

Colando papel rasgado, piso de papel

Colando papel rasgado, piso de papel

 

Eu realmente pensei  que eu seriamos capaz de colar todo a área do quartinho em um dia. A verdade é que levou pelos menos três dias, com nós dois trabalhando para ser concluído o trabalho. Mas nós ouvimos boa musica e passamos um tempo alegre.

A maneira mais fácil que eu encontrei para aplicar o papel foi passar com o pincel uma camada de cola por baixo e outra por cima para tirar as bolhas de ar que ficaram por baixo.  Depois um amigo falou que se tivéssemos usado um rolinho daqueles de pintura teria ficado mais fácil esse trabalho. É preciso ter em mente que o papel vai encolher quando secar, por isso é preciso deixar uma quantidade razoável de sobreposição.

Piso de Papel by Marcelo Goncalves @papietagem

Você pode deixar seu piso desta cor “natural” ou se quiser pode aplicar algum processo de coloração. Nós escolhemos aplicar umas folhinhas verdes e avermelhadas (pintadas a mão) do mesmo papel para dar um toque de outono.

folhas secas pintadas a mão para piso de papel

folhas secas pintadas a mão para o piso de papel

Clique no vídeo abaixo para ver mais sobre o nosso revestimento de papel!

Publicado em Papietagem, Reformas | Deixar um comentário

Coruja porta-lápis feita com papelao ou caixinha de leite passo a passo

Veja com é fácil transformar um pouco de material reciclável numa linda coruja porta-lápis

Recebemos uma encomenda de um cliente especial: fazer um jogo de coruja porta-lápis para ele presentear os amigos do escritório. Dai fizemos vários protótipos para ele escolher: teve coruja de todo jeito. Algumas pintadas outras revestidas com imagens recortadas de revistas. Para algumas das corujas tomamos por base apenas papelão, outras caixinha de leite e outras ainda foram feitas com a papietagem sobre uma garrafa pet de refrigerante cortada.

Nos empolgamos tanto (eu – Márcia – adoro corujas!!!) que foi tanta coruja que resolvemos sortear 4 entre os assinantes do canal no youtube.

Ai vão os vídeos do passo a passo dos dois modelos: papelão e caixinha de leite. Deixamos a coruja porta-lápis de garrafa pet pro mês que vem pra variar um pouco…

Moldes:

A marca vermelha é o tamanho da folha de papel A4. No caso da coruja porta-lápis de caixinha de leite, o molde precisa ser impresso no tamanho certo para encaixar nas dobras da caixinha. Já a de papelão pode ser impressa em qualquer tamanho.

molde coruja caixinha de leite molde coruja porta lapis papelao

Publicado em Papietagem | Com a tag , | Deixar um comentário

Piso de Papel – Uma alternativa para recuperar piso velho

Se você procura uma opção acessível, atraente e personalizada para revitalizar um piso velho, veio ao lugar certo!

IMG_20160409_101539025

O projeto nasceu da nossa necessidade: mudamos para uma casa velha (caindo os pedaços) com um orçamento apertado para reformar.

IMG_20160325_200501485

 

Como o escritório e’ pequeno, gastamos cerca de 70 reais. A maioria das pessoas do meu circulo (especialmente da família) achou muito esquisito nosso piso de papel, mas nos amamos: gastamos pouco e deixamos o espaço com a nossa cara!

Usamos um rolo de papel pardo, um pouco de massa corrida,  um tubo de cola branca, um pouco de cola de farinha, verniz para concreto aparente (ou complemento acrílico), pinceis .

O processo e’ bem simples: cobrimos os desníveis e buracos usando massa corrida, começamos a espalhar a cola com pincel e colamos os pedaços de papel, começando pelas beiradas. Tivemos o cuidado de usar a parte reta do papel no rodapé, e ir colando. Um bocado de paciência e um pouco de exercício e chegou a hora de passar o verniz.

Publicado em Reformas | Com a tag , | Deixar um comentário

Os troféus de Guto Martins

Hoje quero agradecer o Guto Martins, por ter compartilhado conosco seus peixinhos: e’ muito legal saber que servimos de inspiração:

Fullscreen capture 12042016 094241

 

Compartilhe tambem o seus bichos de papel com a gente no grupo do Facebook especialmente criado para isso: https://www.facebook.com/groups/feitoamaocom/

Publicado em Fotos dos leitores | Com a tag | Deixar um comentário

Coruja de papel feito com rolinho de papel higienico

Veja como fazer uma Coruja de papel com rolo de papel, um ornamento, uma peca de decoração a partir de um rolo de papel higiênico, tinta guache branco, preto, azul e amarelo, e pinceis. Coruja, corujinha, decoração.

 

Publicado em Papietagem | Com a tag | Deixar um comentário

Caricatura da presidente Dilma em joao-bobo de casca de ovo e papel

Escolhemos personagens da politica brasileira como Lula e Dilma, para começar a nossa coleção de joão-bobos. Os próximos serão Mario Bross, Beatles, a banda Kiss, os Angry Birds, e como não podia faltar gatinhos e corujas: os preferidos da Márcia.

Confira mais este vídeo do Canal Feito a Mão :

Publicado em Papietagem | Com a tag | 1 comentário

João-bobo de casca de ovo

Um brinquedo feito com apenas casca de ovo, jornal, cola e um pedaço de fita crepe. Depois pode virar uma caricatura da Dilma, o pássaro vermelho do Angry Birds,uma coruja ou um gato, ou o que  a sua imaginação mandar!

 

Publicado em Papietagem | Com a tag , , | Deixar um comentário

Ultima parte do cofrinho de Coruja foi ao ar!

Como pintar uma coruja de papel.

Publicado em Papietagem | Com a tag , , | Deixar um comentário

Cofrinho de Coruja – parte 2 colagem

Para quem não tem aquela familiaridade com o pincel ou quer dar um toque diferente ao seu cofrinho de coruja, vou mostrar como foi feita a colagem de recortes de revista.

Se você ainda não fez sua coruja, clique aqui.

Publicado em Papietagem | Com a tag | Deixar um comentário

Um passo a passo para os apaixonados (as) por corujas

Quando o assunto e’ coruja, conheço pelo menos meia duzia de apaixonadas por elas.  Como a ordem do dia no Brasil e’ economizar, pensei em fazer um cofrinho (nem tao pequeno).

Dai surgiu um pequeno problema: como fazer a tampa para a retirada das moedas de forma pratica. No Reino Unido a tampas das embalagens de leite – feitas de plastico flexível – servia perfeitamente, aqui não encontramos nada parecido.

Dai surgiu a ideia de usar os pés como tampa. Confira o resultado.

molde coruja

Publicado em Papietagem | Com a tag | Deixar um comentário