artesanato Santa Catarina
Artesanato pelo Brasil

Vendas de artesanato crescem até 50% nas festas de final de ano em SC

artesanato Santa Catarina
A maioria dos produtos é confeccionada pelos próprios vendedores

As 500 associações de artesanato no estado incluem cerca de 10 mil artesãos.

Os artesãos catarinenses que produzem artigos natalinos aproveitam para faturar mais durante as festas de final de ano. Um dos exemplos é o dos artesãos que trabalham na feira em frente à Catedral, em Florianópolis.

O aumento nas vendas pode chegar a 50%. É o caso de Samara Souza e Fabiana Souza. A dupla produz panos de prato e toalhas com enfeites natalinos, além de sabonetes decorados.

Pedro Leopoldo, 46 anos, produz sabonetes artesanais há quatro anos. No natal, as vendas dele também aumentam 50%. “Faço kits natalinos para chamar a atenção dos clientes, assim eles têm mais uma opção para presentear”, diz. Os principais produtos natalinos feitos pela artesã Sílvia Mônica Stutzer, 64 anos, são anjos, arranjos de passarinhos e presépios. Ela afirma que nesta época do ano consegue aumentar as vendas e que já vendeu praticamente toda a produção.

Waldir Franke, presidente do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (Ceaes), que é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), estima que existam 500 associações no estado que incluem cerca de 10 mil artesãos. Franke, que também é diretor executivo da Federação das Associações de Artesãos de Santa Catarina, calcula que a renda média mensal de cada artesão seja de R$ 1 mil, mas ressalta que o faturamento dobra nesta época do ano.