objetos de artesanato do jalapao
Artesanato pelo Brasil

O ouro do Jalapão

capim douradoA região do Jalapão, no coração do Brasil, estado do Tocantins, em meio á imensidão da Serra Geral, praias paradisíacas, natureza agreste e primitiva é uma das ultimas regiões onde a natureza se mantém praticamente intacta e toda enfeitada por uma imensidão de campos forrados com um capim dourado – o ouro do Jalapão -.

Esse capim dourado só brota nas veredas do Jalapão. E é utilizando sua haste fina e de intenso brilho metálico que as mulheres da região transformam o capim em artesanato.

Na comunidade 56 famílias dependem exclusivamente da venda das peças artesanais: bolsas, pulseiras, chapéus, mandalas, cestas e diversos objetos de decoração. São peças lindíssimas que já conquistaram mercados em todo Brasil e também no exterior.

Mandala

A técnica de trabalhar com o capim dourado iniciou com os índios que habitavam a região e, posteriormente, foi ensinada a uma matriarca do povoada de Mumbuca, avó de Dona Miúda e depois á sua mãe. E dona Miúda ensinou ás mulheres do local.

Atualmente, as técnicas em capim dourado passam de geração a geração no povoado de Mumbuca, na cidade de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta, Santa Tereza, Lagoa do Tocantins e no Prata, um vilarejo de São Felix do Jalapão.

O capim dourado á haste de uma pequena flor branca da família das sempre-vivas. As sementes dessa flor que garantem a perpetuação da planta nativa do Jalapão e a renda para centenas de famílias.

A colheita do capim dourado começa com uma festa realizada todos os anos no dia 20 de setembro e colhe-se apenas ate o final de novembro.

capim-dourado-jalapao-ricardo-brito

Existe até um site para divulgar essas lindas peças criado por um artesão local chamado Mauro que resolveu criar este espaço virtual para vender as peças confeccionadas pelas pessoas da região. http://ourodojalapao.blogspot.com.br/

artesanato-de-capim-dourado-14

Por Rosana Silva